Um domínio é um nome único de identificação de um site na Internet.

Exemplo: agenciaatom.com.br, agenciaatom.com, agenciaatom.net

O que é um domínio .br?

O domínio com extensão ".br" é domínio exclusivamente do Brasil, pois para fazer um registro é necessário ter alguns documentos nacionais. Cada país possui um domínio com a sua devida extensão/terminação
(por exemplo: Japão = .jp, Canadá = .can, Argentina = .arg ).

Existe diferença entre um domínio .com e um .com.br?

Tecnicamente não exite diferença entre o .com e o .com.br, ambos funcionam em qualquer lugar do mundo. A diferença entre eles é que cada extensão de domínio é regulamentada por um órgão que define regras e valores  para o registro de um domínio.

Após efetuar o registro do seu domínio você pode ter um Site ou até um Serviço de Email Corporativo ou Pessoal.

O que eu preciso para registrar um domínio? 

No Brasil o registro de domínios é feito pelo Registro.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou física (CPF) que possua um contato em território nacional.

Uma entidade poderá registrar, sob uma extensão, quantos domínios quiser. Porém, não é permitido registrar o mesmo nome em diferentes DPNs genéricos. A restrição de homonímia não se aplica as extensões com restrições. Todos as extensões de domínio disponíveis, excetuando-se os restritos, são classificados como genéricos.

Aqui na ATOM, cuidamos pessoalmente da gestão e registro de domínios de cada projeto que desenvolvemos. Você pode saber mais sobre registro de dominios através do site oficial do Registro.br.
ATOM Agência Digital

Postador por:
ATOM Agência Digital

Agência de Marketing Digital especializada no planejamento, desenvolvimento e gestão de marcas na Internet.

Gostou deste post? Deixe seu comentário